Sobre

sofisticação-gastronomia

site de gastronomia Sofisticado propõe um novo olhar culinário, que rompe com preconceitos gastronômicos e levanta uma reflexão: “O que é uma comida sofisticada?”. Acreditamos que a simplicidade gera sofisticação e, portanto, uma receita não precisa ser, necessariamente, da alta cozinha para ser considerada sofisticada. Também não é necessário uma releitura gourmet de um prato tradicional para torná-lo sofisticado.

A comida típica, do dia-a-dia, ganha ares sofisticados, quando mudamos nosso olhar para ela. A sofisticação gastronômica está no reconhecimento da tradição culinária, no conhecimento das técnicas e na escolha dos melhores ingredientes. E, por fim, na maneira como servirmos e partilhamos esta comida. Apresentamos essa visão nas seguintes seções:

Cozinhar

  • Receitas, técnicas e utensílios de cozinha

Servir

  • Decoração, etiqueta e montagem de mesa

Comer

  • Tendências gastronômicas em geral

Beber

  • Informações sobre vinhos e outras bebidas

Viajar

  • Dicas de roteiros e turismo enogastronômico

Erickson Aranda | editor

Jornalista especializado em gastronomia e nutrição pela Universidade Complutense de Madri, na Espanha, já escreveu, como colaborador, para os cadernos “Comida”, da Folha de São de Paulo, e “Paladar”, do Estado de São Paulo. Em Minas, foi repórter de gastronomia nos jornais O Tempo e Pampulha. Pesquisador de história e cultura alimentar brasileira produziu artigos para a ONG venezuelana KanoboSur. Também foi correspondente do portal gastronômico espanhol GastroExperience.