A vez dos utensílios de bambu

utensilios-bambu

Quando o assunto são os utensílios de bambu para cozinha, a primeira coisa que nos chama a atenção é o design sofisticado. Mas esse é apenas um de seus diferenciais! Além de serem produtos sustentáveis, pelo fato de o bambu ser um vegetal de fácil plantio e crescimento rápido (cerca de 3 ou 4 anos), suas fibras possuem um agente orgânico que previne a proliferação de bactérias.

Esse bactericida natural aliado à baixa absorção de umidade faz com que os utensílios de bambu sejam mais duráveis e higiênicos, em comparação com os tradicionais de madeira. E a tábua de bambu ganham ainda dos outros materiais disponíveis no mercado em durabilidade e custo/benefício.

Quem substituiu a antiga tábua de madeira pela de plástico, por exemplo, sabe que com o tempo ela pega cheiro e fica encardida. Já as tábuas de vidro acabam “cegando” as facas. No caso da tábua de bambu, os únicos cuidados são deixá-la secar bem antes de guardar e, a cada seis meses, passar óleo mineral para hidratar a peça (confira mais dicas abaixo).

Como são feitos os produtos?

utensilios-bambu-poteQuando nos deparamos com objetos com design tão elegante e diferenciado, como esse porta-margarina (ao lado), a primeira dúvida surge é: “Como conseguiram fazer isso com bambu?”. A empresa Welf, pioneira no Brasil na produção de utensílios de bambu, explica que a planta é cortada em tiras bem finas que são lixadas e unidas com uma cola atóxica. São formados blocos e chapas, que são torneados nos formatos dos produtos. Toda a matéria-prima da empresa é importada da Ásia.

Conservação de utensílios de bambu

  • Devem ser lavados com detergente neutro e secos imediatamente após a lavagem. Não é indicado o uso de máquina de lavar.
  • Não devem ser colocados na geladeira por grandes períodos.
  • Alimentos quentes podem ser servidos em utensílios de bambu, mas as peças não podem ir ao microondas ou forno.
  • Guarde os produtos em locais secos para evitar o surgimento de mofo.
  • A cada seis meses, pode ser utilizado óleo mineral (encontrado em farmácias) para nutrir as fibras e revitalizar as peças.

 

4 Comentários

  1. Gostaria de receber o endereço do site onde posso comprar e ver os utensílios feitos de bambu.

  2. amo utensílios de bambu, lamento ser um pouco caro.

  3. Margarida Vasconcelos diz:

    Gostaria também de receber o endereço do site onde posso comprar e ver os utensílios feitos de bambu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*