Sousplat: como e quando usar?

sousplat

Uma mesa montada com sousplat (pronuncia-se “suplá“) fica, sem dúvida, muito mais charmosa. Feitos a partir de uma grande variedade de materiais (vibras vegetais, madeira, metal, vidro etc.), eles são altamente decorativos e dão um toque de classe e elegância a qualquer almoço ou jantar.

O que é sousplat?

Sousplat (“prato de baixo”, do francês) é uma espécie de prato maior que o de refeição e mede cerca de 35 cm de diâmetro. Ele serve como base para os pratos, que serão substituídos ao longo do almoço ou jantar. Dessa forma, o sousplat cumpre uma das principais regras de etiqueta que é nunca deixar a mesa desguarnecida durante a troca de pratos, por exemplo, quando a entrada é substituída pelo prato principal.

E ele não é apenas decorativo. Suas principais funções é evitar que os pratos deslizem sobre a mesa e que a comida respingue sobre a toalha. Os sousplats devem ser posicionados a aproximadamente 2,5 cm da borda da mesa.

Evite gafes

  • O sousplat apenas deve ser usado em refeições completas, que incluam entrada, prato principal e sobremesa.
  • Sobremesas nunca devem ser servidas sobre sousplats! Ao serví-las, eles são retirado da mesa.
  • É recomendado colocar um pequeno tecido rendado sobre sousplats de vidro, aço inox ou prata, para evitar que o prato deslize gerando ruídos.
  • Os sousplats já devem estar posicionados à mesa, antes de os convidados se sentarem.

33 Comentários

  1. Gostei das orientações. Obrigada.
    Valéria.

  2. Gosto muito das orientacoes do site,muito bom mesmo…amo fazer delicias na minha cosinha.

  3. Eu posso utilizar meu jogo americano com o sousplat?

  4. E caso a sobremesa seja empratada… Não poderia mantermos o souplast?

  5. Ola, gostaria de saber se posso usar o suplat como apoio. Pois pretendo servir um coquetel, finger food para 30 pessoas, pensei em deixar o suplat para que as pessoas pudessem usa-lo como apoio, ja que nao sera jantar, entao apoio sobre o colo.

    • Luciane,
      Sousplats jamais devem ser colocados no colo! Devemos considerar também que as louças próprias para finger food dispensam o uso de apoios. Elas foram criadas justamente para servir e facilitar a degustação de pequenas porções de comida.
      Abraços

  6. Gostaria de saber se usa sousplat quando o jantar é servido em buffet e não direto na mesa?

    • Graziele,
      O sousplat pode sim ser utilizado em jantares que utilizam buffet e não o serviço empratado. Uma das funções do sousplat é marcar os lugares à mesa em serviços de buffet.
      Abraços

  7. OLá,

    No meu casamento será servido um buffet de crepes apenas, em seguida servido o bolo com doces. Como se trata de um rodízio onde as pessoas provarão vários sabores de recheio e acompanhamento, gostaria muito de usar o sousplat, pois acho que dar um ar bem bonito na organização da mesa.
    É possível? Fica muito inadequado?

  8. Ola!
    Num jantar a americana, os pratos ficam junto com o buffet e os sousplats ficam na mesa, marcando lugar, certo? Os guardanapos de tecido ficam aonde? Pode ser em cima do sousplat?
    Obrigada! Aguardarei ansiosa pela resposta.

  9. O Sousplat é vendido por unidade? Ou por dezena, centena?? Gostaria para o meu casamento, o buffet não tem o modelo que eu quero.

  10. Olá.
    Como os sousplats são caros, procurei um material que fizesse as vezes do mesmo.
    Ocorre que depois de comprado todo o material, verifiquei que ele tem 30 cm de diâmetro e o prato 27.
    Fica inadequado utilizar assim mesmo??? Posso neste caso utilizar para o jantar do casamento prato de 25 cm de diâmetro sobre esse sousplat?
    Grata

  11. Olá gostei muito do post mas ainda tenho uma dúvida: se vou ter 200 lugares posso colocar Souplast em apenas 100 e o restante apenas com a toalha normal? E também se o uso do Souplast dispensa a toalha das demais mesas em que estarão ou não?
    Vou me casar e tenho essas dúvidas. ..
    Grata
    Sara

  12. Oi, gostaria de saber se posso usar os sousplats para o coquetel da festa de um ano da minha filha, ainda não sei quais serão os salgados que serão servidos e nem se o garçom levará as bandejas nas mesas ou se os convidados se servirão em um buffet (mas terá pratos de sobremesa), mas acredito que somente o bolo será necessário talher, posso usar mesmo assim? Obrigada, Leda

    • Leda,
      Os sousplats são utilizados, geralmente, em refeições completas (entrada, prato principal e sobremesa). Se forem servidos apenas salgados não é necessário utilizar sousplat. É importante lembrar que o prato de sobremesa nunca fica sobre o sousplat. Quando a sobremesa é servida, o sousplat deve ser retirado da mesa. Bolo é considerado uma sobremesa, no caso.
      Abraços

      • Eu tinha a mesma intenção de usar os sousplats na festa da minha filha, onde serão servidos salgados e miniporções, como apoio e também a fim de evitar que fragmentos de salgados caiam direto sobre a toalha da mesa (o que é comum), além do fato de que os sousplats conferem uma melhor apresentação à arrumação das mesas. Você disse que o uso do sousplat, nesse caso, é desnecessário. Mas, é incorreto ou reprovável?

  13. Posso usar o sousplant redondo com pratos quadrados?

  14. Nara Pereira diz:

    Olá! No meu casamento irei servir somente um jantar! Posso usar sousplat?

  15. olá!!!

    Por favor, para um prato de 27 cm, qual seria o tamanho ideal do Souplat?

  16. Olá. É elegante, em um jantar de casamento, usar o sousplat direto em cima de uma mesa de vidro, sem nenhuma toalha em baixo? Obrigada!!

  17. Cintia Leite diz:

    Olá!

    No meu casamento teremos entradinhas, coquetel de salgados, salada e massa (servidos no rechaud).
    Neste caso, posso utilizar o sousplat? Não cometerei nenhuma gafe?

  18. olá , poxa vida então não posso usar um supla numa mesa de café da manhã ?? Acho eles tão bonitos , decoram e deixa tudo mas jeitoso !!
    e também se for fazer um almoço com amigos e familiares, na hora que forem servir-se da sobremesa eu terei de desfazer a mesa retirando os suplas ??! estranho !!
    Fico no aguardo de uma resposta , desde já agradeço .

  19. Olá, gostaria de saber se posso usar sousplat numa mesa de fondue de queijo e de chocolate. Grata!

  20. Oi, minha mesa é com tampo de vidro e gostaria de usar meus sousplat que fiz artesanalmente. Tenho dúvidas em relação a colocação dos talheres. Colocó-os direto sobre a mesa? Grata!

  21. Qual sousplat que combinaria com minha louça que é muito clássica ?

  22. Andréa Barros diz:

    Olá! Gostaria fui a uma festa onde a refeição foi completa e fizeram o uso do sousplat nas mesas, o que deu um “tchan” na decoração. Entretanto fiquei com uma dúvida a respeito de como foi sua utilização, eles colocaram o sousplat entre o prato de entrada (prato menor) e o de refeição, oque não tirou a beleza, mas achei extranho já que o mesmo serve pra a refeição tbém…Isso é correto ou errado? No caso depois que retiraram os pratinhos de entradas os convidados colocaram o sousplat em baixo do prato de refeição no local q é devido…Aguardo respostas! Obrigada!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>