Tipos de copos de cerveja

copos-de-cerveja

Apesar de o copo americano ter sido eleito pelos brasileiros, na década de 90, como o melhor para se tomar cerveja, a verdade é que existe uma infinidade de copos de cerveja.

E não se trata apenas de taças com designs diferentes. Cada formato tem uma função específica, que irá influenciar na quantidade de espuma, na liberação de aromas e na temperatura da bebida.

tulipa-copo-cervejaNão confunda a tulipa

A falta de informação no Brasil sobre os copos de cerveja, faz com que quase todo brasileiro cometa um erro. É muito comum confundirmos os copos do tipo lager com as tulipas (foto ao lado).

A tulipa tem o bojo arredondado e um pé fino e longo, como as taças de vinho.

tulipa-cerveja-florO motivo da confusão é um mistério, afinal identificá-las é muito simples. Como o próprio nome sugere, elas têm o formato semelhante às flores de mesmo nome.

 

 Principais copos de cerveja

  • LAGERLager

Modelo mais utilizado para servir chope, no Brasil, e erroneamente chamado de tulipa. Possui corpo alongado, com um estreitamento na boca que retém os aromas. É indicado para servir Pilsen, American Lager, Dunkel e Vienna Lager.

 

  • weizenWeizen

Como o nome sugere são usados para as cervejas de trigo (Weissbier). Grandes e altos, eles comportam toda a quantidade da garrafa (500 ml ou 600 ml) e ainda sobra espaço para a espuma, como manda a tradição.

 

  • PILSNERPilsner

Também conhecido como pokal, tem formato de cone ou cilindro e possui um pé grosso e curto. Possibilita uma boa formação de creme e direciona os aromas diretamente para o nariz. Apesar de ser indicado para as cervejas Pilsen, é um copo curinga para se utilizar na falta dos outros.

 

  • calderetaCaldereta

Também muito comum nas choperias brasileiras, a caldereta comporta pouco mais de 300 ml, o que a torna um copo curinga para se ter em casa. É o copo ideal para os estilos American e English Ale e também para as lagers escuras. 

 

  •  tulipaTulipa

O formato, que remete às flores de mesmo nome, é ideal para cervejas que formam muita espuma. Bastante típica da Bélgica, a tulipa é indicada para os estilos Belgian Strong Ale, Lambic, Saison e Scotch Ale.

 

  • calice-gobletCálice (goblet)

Possuem boca larga e pé grosso e alto. São os copos de cerveja mais trabalhados, geralmente, com detalhes em alto relevo. Alguns possuem bordas douradas. O cálice é ideal para as famosas trapistas belgas.

 

  • tumbler-copoTumbler

Copo robusto e com boca larga indicado para cervejas que não formam muita espuma, como as do tipo Witbier. Por ser mais pesado e difícil de quebrar, é utilizado em bares e lanchonetes para servir sucos e refrigerantes.

 

  •  caneca-chopeCaneca

Assim como os copos do tipo Tumbler, as canecas são robustas e pesadas. Podem ser feitas de diferentes materiais (cerâmica, vidro e metal), mas as de vidro são as melhores por não influenciar no sabor da cerveja. Indicada para os tipos American Amber Ale, Irish Red Ale, Scottish Ale e Bock.

 

  • copo-cilindricoCilíndrico

De origem alemã, os copos cilíndricos são utilizados para servir cervejas delicadas, já que o seu desing contribui para ampliação dos aromas e sabores do malte e do lúpulo. É indicado para cervejas Kölsh, Altbier e Rauchbier.

 

  • yardYard

Como o nome sugere, ele tem uma jarda (yard em inglês), o equivalente a 0,91 m.  Devido ao tamanho, ele é utilizado em competições tradicionais da Alemanha, Inglaterra e Austrália, onde bebem a maior quantidade de cerveja no menor tempo.

6 Comentários

  1. Adorei a Informação!

  2. Faltou o popular copo lagoinha!! Aqui em minas e um dos
    mais conhecidos.

  3. Anezio Brambilla diz:

    Bom dia eu gostei da taça tulipa com pesinho é igual a que tenho esta na mostra
    como pokal cone com cilindro quero saber o valor de 6 taças e se é entregue no endereço porque vocês não coloca telefone para contato.
    Atenciosamente.

  4. Sabe de alguma fábrica desses copos?

  5. Informações TOP!

  6. Faltou o famoso Pint e alguns outros mais específicos como Stifler…No mais parabéns pelo post.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*