Copo americano é brasileiro

copo-americano-2Embora não seja sinônimo de sofisticação à mesa, ele é imprescindível nos bares e botecos mais tradicionais do país. O copo americano já foi até eleito pelos brasileiros como o melhor para se tomar cerveja.

O que pouca gente sabe é que apesar do nome, o copo americano não foi importado dos Estados Unidos. Na verdade,  ele foi completamente desenhado para atender aos costumes brasileiros, na década 40.

A ideia foi do empresário paulista Nadir Figueiredo, que em 1947 resolveu produzir copos de vidro, inspirados nas peças vendidas nos Estados Unidos. Motivo que o levou a chamá-lo de “copo americano”.

Em 2009, ele foi exposto como um dos símbolos do design brasileiro no MoMA, o Museu de Arte Moderna de Nova York.

Quantos ml tem um copo americano?

O copo americano tem oficialmente 190 ml. Essa informação é extremamente importante para quem cozinha. Desde sua criação, ele passou a ser muito usado como medida, assim como a xícara de chá e a colher de sopa.

Na falta do copo para medir os líquidos (leite, óleo, bebida alcoólica etc.) da sua receita, basta seguir a regra: 1 copo americano corresponde a 13 colheres de sopa.

Em Belo Horizonte, copo lagoinha

Não pode faltar copo americano em Belo Horizonte. Afinal, a cidade é considerada a capital mundial dos bares e botecos, devido aos milhares de estabelecimentos. Mas os belo-horizontinos conhecem o copo americano como copo lagoinha.

O motivo é simples… A região da Lagoinha, que engloba o bairro de mesmo nome e o vizinho Bonfim, foi durante décadas a zona boêmia da capital mineira. Por ser muito utilizado nas “casas” da região, ele ganhou o apelido de copo lagoinha.

Um Comentário

  1. Sharlene Chaves diz:

    Olá!!
    Aqui em casa tenho vários desse!! Meu marido fala que é o melhor para tomar cerveja!! Adorei saber a história do copo!! Bjs!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*