Charme rústico do esmaltado

cafe-colonial

Existe coisa mais charmosa e saborosa do que um cafezinho servido em xicrinhas esmaltadas? Se todo o jogo de café for esmaltado (ou de ágata, como também é conhecido) e houver quitandas recém saídas do forno e queijo fresco, temos um legítimo café colonial.

Das fazendas do interior para o seu dia a dia, os esmaltados podem fazer toda a diferença na sua decoração. As peças produzidas atualmente possuem uma gama variada de cores (algumas até exóticas) que combinam com qualquer situação. O chame rústico pode ser mesclado com louças modernas (de preferência lisas e brancas), compondo uma mesa fina e com personalidade.

 

esmaltado-agata

Elegância vintage

O tempo tende a favorecer as peças esmaltadas. Muito resistentes, até mesmo a arranhões, elas são vulneráveis apenas a quedas que deixam pequenas marcas escuras devido à ruptura do esmalte e exposição do ferro. O que, no fim das contas, as deixam com um charme especial. Em antiquários e feiras de antiguidade é possível encontrar verdadeiras relíquias.

 

Panelas esmaltadas fazem mal?

As panelas esmaltadas produzidas antes de 1980 utilizavam um esmalte que continha elementos tóxicos, como o chumbo e cádmio. Portanto, as peças de antiquário devem ser utilizadas somente para decoração.

Atualmente, as fábricas têm que atender uma série de normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e as panelas esmaltadas não representam nenhum perigo à saúde. Diante disso, a dica é comprar apenas jogo esmaltados nacionais e evitar os “made in China”.

Vale lembrar que no ranking das panelas, as esmaltadas estão quase no topo da lista. O revestimento age como uma barreira contra bactérias e a limpeza é extremamente fácil, devido ao fato de serem antiaderentes. Com o tempo, as mais claras podem ficar levemente encardidas, o que facilmente resolvido com um pano embebido em álcool.

7 Comentários

  1. Achei lindo demais!!
    Vou querer comprar um jogo desse!!!

  2. nair andrade muniz diz:

    muito legal,amei!

  3. tenho varias peças a disposição 32 30830550

  4. carmem carvalho diz:

    Gostaria de saber como faço pra adquirir um jogo desses ou outras peças? acho linda essas louças

  5. Bartolozita Brígida diz:

    Eu tenho um jogo exatamente igual ao azul,só não tenho a bandeja. Comprei num leilâo do ML.
    É muito lindinho ! Amo peças antigas. Este joguinho de café remete-nos ao aconchego de uma casa de roça,casa de vó.Sempre tomo cafezinho na xicrinha dele.

  6. Muito lindo, gostaria como faço para adquirir um jogo como o azul esmaltado, com quem contatar?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*