Bolo degradê vira tendência

Cake-and-Medicine-Bottles

naked cake, bolo pelado sem a tradicional cobertura e com acabamento rústico, tomou conta dos casamentos no Brasil, em 2013, e ainda segue bastante requisitado em 2014. Mas a nova tendência internacional em bolos de noiva é o chamado ombré cake (ou bolo degradê). A palavra ombré vem do francês e significa “sombreado”. Apesar de alguns cerimonialistas brasileiros utilizarem a tradução literal “bolo sombreado”, soa melhor e é mais inteligível em português brasileiro o termo bolo degradê.

A técnica consiste em trabalhar um degradê partindo de uma cor predominante. As várias tonalidades podem ser usadas tanto na cobertura quanto na massa, mas nunca nas duas ao mesmo tempo. Quando o efeito ombré é feito na massa, por exemplo, a cobertura deve ser totalmente branca (foto ao lado).

Estamos na fase de transição entre o naked cake e o bolo degradê. Embora simples, poucos bufês já utilizam a técnica ombré, no Brasil. A expectativa é que o bolo degradê substitua o naked cake, a partir do segundo semestre de 2014 e tenha seu auge em 2015, como ocorreu com o naked cake em 2013.

Tendência ombré na moda e na gastronomia

ombre-cake-bolo-degrade-casamentoA tendência do ombré cake está relacionada à popularização das redes sociais de compartilhamento de fotos. Em 2012, surgiram na internet as primeiras imagens de bolo degradê, criados por confeiteiros norte-americanos, com inspirações que vinham das passarelas de moda. Os milhares de compartilhamentos rapidamente espalharam a ideia.

Quando se tratam de tendências, a gastronomia caminha lado a lado com a moda. Nas últimas estações, o efeito degradê ganhou força no vestuário e acessórios femininos, além de repaginar o tradicional tie-dye, nas camisetas masculinas.

Nos salões de beleza, as mechas californianas foram substituídas, em 2013, pelas mechas ombré hair, que clareiam as pontas de maneira mais sutil que a descoloração e gera um efeito degradê.

Como os bolos de casamento já não são mais apenas brancos, os vestidos das noiva também vem com nuances sombreadas. Nas últimas coleções, os grandes estilistas de noivas têm apostado no efeito ombré seja no vestido em si ou em pequenos detalhes.

bolo-degrade-vestido-noiva-ombre

bolo-degrade-vestido-noiva

Um Comentário

  1. MARIA SEBASTIANA DIAS DIAS diz:

    Maravilhoso! Como são lindos esses bolos. Adorei

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*