Arte com palitos de fósforo

fosforo-Oakes-2

Os fósforos, antes restritos às cozinhas, ganharam as galerias de arte através das mãos de artistas visuais, verdadeiramente, pacientes. Cada um dos milhares de palitos, utilizados em uma única peça, são empilhados um a um. Um exemplo são as peças dos irmãos gêmeos Ryan e Trevor Oakes, que criaram a primeira escultura com palitos de fósforos, como um hobby. Radicados em Nova Iorque, eles contam que deixam que o encaixe natural dos fósforos guie o contorno de cada peça. Surgindo assim formas esféricas ou espiraladas.

fosforo-Oakes

fosforos-oakes-2

Em 2011, a artista parisiense Claire Fontaine, utilizou cerca de 50.000 palitos de fósforos com cabeça verde para construir a instalação U.S.A. em uma parede do Instituto de Arte Contemporânea de Portland, nos Estados Unidos.

escultura-fontaine

escultura-fontaine-3

escultura-fontaine-2

Claire Fontaine ganhou fama internacional com o trabalho, que lhe rendeu um convite para criar um mapa semelhante na Queens Nails Gallery, em São Francisco.

Ao contrário da instalação em Portland, na de São Francisco os fósforos foram acesos. De acordo com os visitantes, o efeito foi impressionante, mas nem tudo ocorreu como desejado e o fogo causou sérios danos à parede e ao teto da galeria.

fogo-fontaine

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*