Foie gras pode ser proibido

Foie gras

O foie gras (em francês, “fígado gordo”)  pode ser proibido nos restaurantes da capital paulista. A Câmara Municipal de São Paulo aprovou, nesta quinta-feira (3), um projeto de lei que proíbe a produção e venda da iguaria na cidade.

Um dos ícone da gastronomia francesa, o foie gras é obtido através de um método conhecido como gavage, no qual gansos são submetidos a uma alimentação forçada, para que haja acúmulo de gordura no fígado.

Apesar de milenar, a prática é considerada cruel, porque grandes quantidades de milho são introduzidas à força no estômago da ave. Posteriormente, um anel metálico é colocado no pescoço do animal para impedi-lo de vomitar. O acúmulo de gordura torna o fígado do ganso até seis vezes maior.

gavage

O projeto prevê multa de R$ 5 mil para os estabelecimentos que descumprirem as regras. Em caso de reincidência, o valor dobra. Para começar a valer, o projeto do vereador Laércio Benko (PHS) ainda precisa passar por uma segunda votação e seguir para a sanção do prefeito Fernando Haddad.

Proibição na Califórnia

O projeto paulistano foi inspirado em uma lei aprovada na Califórnia, nos Estados Unidos, em 2004. A proibição na Califórnia, no entanto, só entrou em vigor ano passado. Na ocasião, alguns restaurantes como o Thir13en, em Sacramento, driblaram as regras oferecendo foie gras de graça aos clientes.

3 Comentários

  1. sério isso gente? toda essa malvadeza com os gansos para satisfazer o paladar dos ricos, milionários??? lógico não é? pobre não come “Foie gras”, pobre come fígado de boi e de galinha mesmo!
    só tenho pena dos gansos que são maltratados para satisfazer esse bando de gente que acha que o dinheiro compra tudo..

  2. Muito boa noticia, até que enfim…!!! Deixarão os bichinhos inocentes em paz.

  3. Ta certo vc fazer isso pra satisfazer a bosta da vontades desse mesquinhos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*