Filtro de água mais eficiente

filtro-de-barro

Com o passar dos anos, o tradicional filtro de água com velas de cerâmica foi substituído por purificadores, em muitos lares brasileiros. Mas pesquisas norte-americanas apontam que o antigo sistema de filtragem por gotejamento (o mesmo do filtro de barro brasileiro) é o mais eficiente do planeta.

De acordo com o especialista em filtragem, Colin Ingram, o processo de gotejamento, feito de forma lenta e com ajuda da gravidade, é o único que elimina até 99% das partículas prejudiciais à saúde, como pesticidas, alumínio e chumbo. A pressão natural da água depositada na parte superior do filtro sobre os minerais da vela ajuda a eliminar também o excesso do cloro, comum na água das grandes cidades. Os dados foram apresentados por Ingram no livro “The Drinks Water Book”.

vela-ceramica-filtroComo limpar?

Para limpar um filtro de barro, basta muita água e uma escova de cerdas macias. Nunca deve ser usado açúcar, sal ou detergente, porque tanto a vela de cerâmica quanto as paredes do filtro têm a superfície cheia de pequenos poros, que podem reter esses produtos. As higienizações devem ser feitas a cada três meses.

filtro-stefani

Filtros brasileiros

O primeiro filtro de água surgiu no Brasil no fim do século 19. O São João, fabricado pela empresa Stéfani, no interior de São Paulo, é um dos mais antigos, ainda em comercialização. É produzido desde 1947. E quem disse que filtro de barro não é sofisticado?

A Stéfani, que atualmente é referência no mercado nacional e exporta filtros de barro para mais de 35 países, produz alguns com formas bem modernas, como os da linha Stéfani Design.

Optar pelo resgate dos filtros de barro, ou de louça, pode trazer além de um ar sofisticado e retrô para sua cozinha, benefícios importantes para a saúde.

Erickson Aranda

 

16 Comentários

  1. Este foi um dos maiores desafios que enfrentamos em um desenvolvimento de DESIGN e acabamos sendo premiados com o IF DESIGN AWARDS 2004. Inovamos em quebrar toda a simetria de um processo artesanal da cerâmica torneada, além de introduzir uma pintura externa ao produto com prata coloidal, que em um dos produtos conferia a cor preta, com total impedimento a formação de bolor, comum nos filtros de barro

    • Só não encontramos para comprar em lugar algum. Tem alguma dica para me dar de loja aqui em SP Capital?

    • Tenho um enorme problema com água. Onde moro, preciso comprar água do garrafão.
      Existe um modelo que eu possa encaixar o garrafão e filtrar a água dele?
      Quanto ao bolor, moro em frente ao mar, em uma das maiores maresias do mundo, no Ceará. Por isso, preciso filtrar água de garrafão. Só filtrar a da torneira, não deve haver vela que aguente. E beber direto do garrafão não acho confiável. As fontes são perto daqui e tem gosto estranho, dependendo da marca.

    • Procurei em vários estabelecimentos este filtro lindo, estiloso e que me proporcionaria uma água límpida e saudável, mas não encontrei em lugar algum. Entrei em contato com a fábrica e me disseram que não fabricam mais desde 2004! Pode uma coisa dessas! Você não saberia de um lugar para eu comprar? Acabou mesmo?
      Atenciosamente,
      Mirelle

    • Bacana. O modelo de filtro mais moderno e bonito sai de produção. Vocês sabem o motivo? Posso encontrar em algum outro lugar ou encomenda-lo?

    • Por que pararam de fabricar este filtro?????
      Nao acredito q nao tenha demanda.

  2. Procurei por tudo! Até nas representantes estrangeiras da Stefani, mas o modelo Design não é mais fabricado desde 2007 (segundo a própria Stefani). Uma pena!

  3. Vamos fazer juntos uma demanda especial para a fabrica? Tambem estou procurando em todo lugar!

  4. Aqui em casa crescemos bebendo água filtrada em filtros de barro.
    Há uns 3canos (aproximadamente) passamos a utilizar garrafões de água mineral, mas confesso que prefiro e confio muito mais nos filtros de barro, sendo que as únicas razões pelas quais deixamos de usar filtro de barro foram o peso e dificuldade para limpar, além da dificuldade de encontrar aqui no meu bairro, na Ilha do Governador, Rio de Janeiro.

  5. Estou ligando há 2 dias para a Fábrica da Stéfani e ninguém atende! Já mandei e-mail e nada!
    Estranho eles não atenderem…

  6. Estou procurando onde comprar, se alguem souber, por favor, compartilhe!!!!
    estranho nao encontrar um produto que cada vez mais aumenta a sua demanda…

  7. Gostaria de comprar esse filtro stefani design mas nao encontro Poderia me ajudar?
    Obrigada

  8. boa tarde, eu encontrei meu filtro de barro aqui no paraná aonde morro, o meu filtro tem tres velas muito legal para filtrar agua

  9. Reynaldo B. Nogueira diz:

    Quero adquirir o filtro , onde poderei encontra-lo nos diferentes desing apresentados

  10. Por favor, onde encontro os filtros com as formas apresentadas?

  11. Quero comprar o filho ,onde encontro?
    Fone (32)32131651

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*