Como usar tomilho em receitas

tomilho

Muito utilizado em receitas da culinária mediterrânea, principalmente, na França, o tomilho é uma erva aromática indispensável no preparo do bouquet garni tradicional e uma das ervas da Provença (“herbes de Provence”, em francês). Possui aroma e sabor que lembram o orégano, porém mais delicados.

É o ingrediente que dá um toque sofisticado a carnes vermelhas, podendo ser utilizado para temperar a própria carne ou o molho que a acompanha. Uma carne grelhada, por exemplo, pode ser pincelada com azeite e folhinhas de tomilho. No caso dos molhos, uma combinação é certeira: vinho tinto e tomilho. Em ambos os casos, ele pode ser utilizado fresco ou seco, lembrando que o tomilho fresco é sempre mais aromático.

Tomilho-limão

O tomilho-limão é uma variedade mais exótica da erva e possui um sabor levemente cítrico. Essa característica faz com que ele harmonize com peixes. Mesmo assim, deve ser utilizado com parcimônia, para que sabor não fique muito forte. Uma dica infalível no preparo de peixes assados é regá-los com uma mistura de suco de laranja e folhinhas de tomilho-limão.

Combina com

Caso queira combinar outras ervas com o tomilho, utilize plantas da mesma família aromática. Ele pode ser usado juntamente com alecrim, salsa, orégano, louro ou coentro, de acordo com o manual de cozinha da escola francesa Le Cordon Bleu.

Cultivar em casa

cultivar-tomilhoO tomilho é uma planta resistente e de fácil cultivo, podendo ser plantado em pequenos vasos. A propagação pode ser feita por meio de sementes ou estaquia, sendo esse último, o melhor método, porque reduz o tempo de colheita.

Para produzir mudas por meio de estacas, basta colocar os galinhos em um recipiente com água. Em aproximadamente 15 dias, surgem as primeiras raízes e a muda deve então ser repassada para um vasos com substrato.

  • Substrato: O tomilho se desenvolve melhor em solos aeronosos, porém férteis. O substrato para cultivar tomilho deve ser composto por uma mistura de 2 partes de terra, 1 parte de areia e 1 parte de matéria orgânica (húmus de minhoca ou esterco curtido).
  • Água: O excesso de umidade é prejudicial para a maioria das ervas. Portanto, o vaso nunca deve ficar encharcado. As regas devem ser feitas em dias alternados ou sempre que o solo estiver seco.
  • Sol: O tomilho necessidade de iluminação abundante e deve receber, pelo menos, três horas diárias de luz solar direta.

3 Comentários

  1. Maria Eunildes S. B. Santi diz:

    Gosto muito do sabor e do aroma do tomilho. Compro sempre o fresco na feira livre. Porem, não consigo cultivar a planta viva por muito tempo. Talvez não saiba como fazê-lo.

  2. Amo tomilho e mantenho um vaso lindo em minha janela.. Nenhum segredo para cultivar, terra vegetal , sol, lugar arejado e água todos os dias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*