Pandoro não é um panetone!

pandoro2

Entre os italianos, o pandoro é tão popular quanto o panetone, nas festas de fim de ano. No Brasil, ele ainda é pouco conhecido e muitas vezes considerado erroneamente uma variação do panetone, sem frutas cristalizadas ou gotas de chocolate.

Mas trata-se de dois pães natalinos diferentes, com sabor e aroma bem distintos. O pandoro possui uma massa muito macia, aromatizada com baunilha. Outro diferencial é o formato em estrela de oitos pontas.

A cor amarelo intenso explica a origem do nome, derivado de pan d’oro, que significa pão de ouro ou pão dourado. Nos supermercados brasileiros são encontradas pandoros importados e uma versão nacional, produzida pela Bauducco.

Como decorar e servir um pandoro

pandoro-panetoneA forma tradicional de servir o pandoro é cortá-lo em fatias grossas, que são, posteriormente, empilhadas e polvilhadas com açúcar de confeiteiro (foto ao lado). Frutas vermelhas, como cerejas ou amoras, complementam a decoração.

O pandoro é servido acompanhado por um creme. Na Itália, dois são, tradicionalmente, usados o creme zabaione (à base de ovos, açúcar e vinho Marsala) ou um creme de avelãs, do tipo Nutella.

O creme escolhido pode ser colocados entre as fatias, durante a montagem do pandoro, ou servido à parte.

2 Comentários

  1. cláudio ribeiro de mendonça diz:

    Comprei/comi pandoro umas 2 vezes e depois não consegui mais comprar. É possível informar-me local de compra de pandoro no Brasil?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*