O que é flor de sal?

flordesal

Cristais delicados, com textura crocante e levemente salgados. Essas são as principais características que fazem da flor de sal (fleur de sel, em francês) elemento recorrente na alta gastronomia.

Produto raro e portanto caro, a flor de sal já foi descrita como o “caviar dos sais marinhos”. A raridade desses delicados cristais é explicada pela forma de extração. Para cada 80 kg de sal, um quilo de flor de sal brota na camada superficial das salinas e é retirado manualmente, com auxílio de equipamentos específicos. A coleta é feita com extremo cuidado para que os cristais não afundem.

O sabor é bem mais suave que o sal comum e o tamanho do grão menor que os do sal grosso. Essas características, no entanto, variam de região para região, dependendo de fatores climáticos como solo, ventos e sol. A flor de sal é extraída em diversos lugares do mundo, inclusive no Brasil. As mais conhecidas e valorizadas são as de Guérande, na França, e do Algarve, em Portugal. Os portugueses também conhecem esse sal gourmet como “nata”.

Como utilizar a flor de sal?

A flor de sal deve entrar apenas na finalização dos pratos e não como substituta do sal comum. E não é apenas pelo fato de se tratar de um produto nobre. Caso seja levada ao fogo, ela perderá uma de suas principais características: a crocância.

A flor de sal deve ser salpicada com as mãos sobre saladas, carnes e até sobremesas. Tanto em pratos salgados quanto doces, ela irá ressaltar o sabor e dar um toque sofisticado.

Flor de sal “made in Brazil”

flor-de-sal-brasileiras

A produção de flor de sal no Brasil ainda é recente, mas a qualidade do produto não deixa a desejar em relação aos importados.  Atualmente, duas empresas fazem a extração do cobiçado tempero em Mossoró, no Rio Grande do Norte. A pioneira Cimsal começou a produção em 2008 (rótulo vermelho, ao lado).

Três anos depois, a Norsal (produtora do sal Lebre) também passou a extrair a flor de sal (rótulo preto). Cada marca tem suas peculiaridades. Os cristais de sal da Cimsal são mais úmidos e os da Norsal menores.

O fato de ambas as empresas estarem no Rio Grande do Norte não é por acaso. O Estado é responsável por 95% da produção de todo o sal consumido no país.

 

3 Comentários

  1. Ivaldo Abondanza diz:

    A flor de sal da Cimsal nada deve aos similares importados. Deixa um sabor delicadíssimo nos alimentos.

  2. Victor Darlam diz:

    Este sal de marca “norsal” infelizmente não é flor de sal! Terminei pagando caro por um produto falso! A referida marca é nada mais, nada menos do que o próprio sal grosso peneirado e lavado! Sequer possuem áreas específicas para a produção de flor de sal! Fica a dica!

  3. A melhor Flor de Sal produzida no Brasil é ArtSal – Flor de Sal, a verdadeira Flor de Sal, sem adição de nenhum produto químico, totalmente natural, compre diretamente em nosso site, http://www.artsal.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*