Fumaça líquida: defume em casa

fumaca-liqudia-colgin

Uma boa parte dos produtos com sabor defumado não passa, necessariamente, pelo processo de defumação tradicional. Ao invés de ficaram horas em contato com fumaça, eles são aromatizados com uma espécie de extrato de madeira queimada, conhecido como fumaça líquida.

Muito popular nos Estados Unidos, a liquid smoke é um produto natural, obtido através da condensação de fumaça em água. O processo consiste  em canalizar, sob pressão, os gases gerados durante a queima da madeira para um recipiente com água. A fumaça é então dissolvida no líquido, produzindo um extrato com sabor defumado.

O molho barbecue tradicional, por exemplo, leva uma colher de fumaça. A marca norte-americana mais famosa, a Colgin, oferece quatro sabores de fumaça líquida, obtidos através da queima de diferentes madeiras: nogueira, algaroba, noz-pecã e macieira.

Opção vegetariana e vegana

Na cozinha tradicional brasileira, os pratos com toque defumado são obtidos, basicamente, acrescentando uma carne defumada durante seu preparo. O que acaba afastando o sabor defumados dos vegetarianos e veganos. O feijão com pedacinhos de bacon é exemplo um clássico.

Mas a fumaça líquida pode ser utilizada em carnes, peixes, frutos do mar e até mesmo em pratos vegetarianos. No caso das carnes, o ingrediente pode ser pincelado ou colocado na marinada. Em saladas ou legumes grelados, basta borrifar a fumaça líquida.

Produzida basicamente com água, fumaça, melaço e sal é um produto de origem totalmente vegetal, sendo, portanto, uma opção para conferir sabor defumado à culinária vegana.

fumaca-liqudia-nacional

Fumaça líquida nacional

A fumaça Colgin é facilmente encontrada no mercado nacional, mas existem também opções produzidas no Brasil.

A Bombay, empresa paulista especializada em ervas e especiarias, oferece uma fumaça líquida em spray, para ser borrifada sobre os alimentos. A embalagem com 30 ml é vendida por R$ 18. A fumaça líquida O Sabor do Texas, produzida no Paraná, custa R$ 19 o frasco com 180 ml.

Erickson Aranda

* Preços apurados em novembro de 2014

10 Comentários

  1. Afafonso Arruda Júnior diz:

    Gostaria de saber se a fumaça líquida pode ser usada na preparação de linguiça. Grato.

  2. Affonso Arruda Júnior diz:

    Estamos montando uma indústria caseira de embutidos e charque, tipo gaúcho, e gostaríamos de receber orientação para o uso da fumaça líquida nesses produtos. Grato

  3. Acho que vcs não querem vender essa fumaça liquida produzida no Paraná, porque eu já mandei uns 10 recados e até agora nada

  4. saulo Pereira sales diz:

    Quero comprar fumaça liquida.

  5. Entre em contato conosco que podemos ajudá-lo.
    31- 3425 3999

  6. Gostaria de saber a dosagem usada por kilo (marinada) e pincelada nas carnes

  7. Vanderlei de Penedo diz:

    Prezados Senhores:

    Também tenho interesse em adquirir essa tal de fumaça líquida. Se puderem entrar em contato através de e-mail para informar detalhes sobre como adquirir o produto, eu agradeço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*