Parece chocolate, mas é alfarroba

alfarroba-barra

A aparência e a textura são idênticas ao chocolate. O sabor muito parecido. Mas trata-se da alfarroba, também chamada de carob (do árabe, al karrub). A alfarroba é o fruto de uma árvore nativa da costa do Mediterrâneo que, após ser torrado e moído, dá origem a um pó muito parecido com o cacau.

A principal diferença entre o chocolate e a alfarroba é nutricional. A alfarroba não possui os estimulantes cafeína e teobromina, que em algumas pessoas desencadeiam a enxaqueca. Mas ela fica devendo em relação aos antioxidantes, presentes em alto teor no chocolate e responsáveis por prevenir males do coração e sistema nervoso.

Alfarroba no Brasil

Apesar de ainda pouco conhecidos no Brasil, os produtos à base de alfarroba são fabricados por aqui desde 1999. A única empresa especializada no alimento no país é a Carob House, com sede em Curitiba. Ela comercializa desde a alfarroba em pó, indicada para ser utilizada em receitas, barras semelhantes às de chocolate, até alfarroba mesclada com outros ingredientes como coco, damasco, castanhas etc.

A matéria-prima da Carob House é toda importada da Europa, já que a alfarrobeira não é cultivada no Brasil. Atualmente, Portugal, Espanha, Itália e Grécia são responsáveis por cerca de 75% da produção mundial de alfarroba.

Não se deixe enganar

Ao contrário do que vem sendo divulgado em alguns sites e “revistas de dietas”, a alfarroba não é mais saudável que o chocolate. Trata-se apenas de alimentos distintos, com propriedades nutricionais diferentes, mas sabores parecidos.

alfarroba-carobEnquanto o cacau em pó possui até 23% de gordura e cerca de 5% de açúcar,  a gordura da alfarroba fica em torno de 1%. Em contrapartida, ela possui um alto teor de açúcares (sacarose, glicose e frutose), entre 38% e 45%.

Ambos, no entanto, raramente são consumidos puros na forma de pó. Tanto o chocolate quanto a alfarroba são misturados a outros ingredientes para serem transformados em barras, que caloricamente são praticamente iguais.

Comparamos para ilustrar, o tablete de alfarroba da Carob House com o chocolate ao leite  Alpino, da Nestlé. Enquanto 25 g do Alpino contém 132 kcal e 7,1g de gorduras, a mesma quantidade de alfarroba possui 116 kcal e 7,7g de gordura.

Outro erro é considerar a alfarroba mais saudável do que o chocolate por não conter glúten e lactose. Existem chocolates voltados para pessoas com intolerância à lactose que utilizam o leite de soja. Outra alternativa, são os chocolates amargos, que não levam leite em sua composição. Um exemplo é o Lindt 70% de Cacau.

Já as pessoas com intolerância ao glúten devem consultar as informações no rótulo do produto para se certificar se foram utilizados ingredientes com a substância. Chocolate puro não contém glúten.

6 Comentários

  1. muito gostoso o chocolate, gostaria de saber se posso fazer brigadeiro e bolo .

  2. olivia e.k.schleier diz:

    Achei muito bom o chocolate de alfarroba, mas gostaria muito de poder adquirir por um preço melhor. É possível? Encontrei somente no Mundo Verde! Se puderem me indicar onde encontrar mais acessível, agradeço.
    Sra. Olivia E K Schleier

    • Somente em Portugal na região de Algarve se pode encontrar bem em conta. Mas tenho o tel. de uma distribuidora se lhe ajuda. Lá vai!

      Primavera Diet Comércio de Alimentos Ltda – EPP – Tel.: 11-3661-6164

      Vendedor: Sérgio Stoco

      Quando eu começar a produzir alfarroba prometo um preço competitivo. rs rs rs
      Um abraço!

  3. Gostaria de trocar informacoes com vc sobre alfarroba . Vc faz plantio das arvores de alfarrobas no Brasil ?

  4. A alfarroba é uma excelente opção para quem possui intolerância ao glúten e lactose ou alergia ao leite de vaca!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*