Bottarga: caviar mediterrâneo

bottarga

A bottarga (em italiano) ou butarga (em português) é uma espécie de “caviar seco” típico de países do Mediterrâneo, como Itália, Grécia, Espanha e França. É feita a partir da salga e secagem de ovas de algumas espécies de peixes. Mas para os italianos mais exigentes a bottarga legítima deve ser obrigatoriamente feita de ovas de tainha.

A iguaria, que possui um sabor de mar intenso e marcante, tem um processo de fabricação complexo, que pode durar várias semanas. A primeira etapa é a desidratação no sal e, posteriormente, a secagem ao sol (método tradicional) ou em câmaras elétricas. O tempo de cura da bottarga varia em cada país.

Bottarga brasileira

Apesar de a produção de bottarga no Brasil ainda ser recente, o “caviar seco brasileiro” tem qualidade internacional. A Bottarga Gold, empresa pioneira na fabricação da iguaria país, produz cerca de 500 toneladas de bottarga por safra, e a maioria é exportada, principalmente a Ilha da Sardenha, na Itália.

A produção, que teve início em 2010, utiliza ovas de peixes criados no litoral sul do país.  O principal criatório natural é a Lagoa dos Patos, no Rio grande do Sul.

Como consumir?

A bottarga pode ser encontrada no mercado em duas versões: inteira ou ralada. No caso de peças inteiras, antes de consumi-las, é necessário verificar se há alguma película envolvendo as ovas e retirá-la completamente. Apesar de atualmente a bottarga ser embalada a vácuo, alguns produtores ainda utilizam o método tradicional que é revestí-la com cera de abelha.

Ela pode ser consumida como antepasto, simplesmente cortada em fatias bem finas e regadas com suco de limão. Outra possibilidade é utilizá-la ralada como ingrediente de molhos para massas ou salpicá-la sobre canapés.

4 Comentários

  1. Mônica Vilhena diz:

    Gostaria muito de provar, deve ser muito gostoso, adoro ovas. Mas aonde posso compra-las no Rio de Janeiro?

  2. Conheci o site hoje e já o revirei. Faz jus ao slogan. Favoritado!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*