Benefícios e usos do sal light

Não é difícil identificá-lo nas prateleiras dos supermercados. Apesar das diferentes marcas, quase todas as embalagem de sal light são parecidas, com detalhes azul-claros.

Indicado principalmente para pessoas com problemas cardíacos ou hipertensão, ele é também uma ótima opção para quem busca uma alimentação mais saudável ou faz dietas de emagrecimento. O sal light ajuda na perda de peso, porque evita a retenção de líquidos.

Enquanto o sal refinado (comum) é composto de 99% de cloreto de sódio, o light tem metade desse percentual. Sua composição é de 50% de cloreto de sódio e 50% de cloreto de potássio. As principais causas da retenção de líquidos são excesso de sódio e carência de potássio.

É uma ótima opção também para idosos, que devem consumir menos sódio. Com o envelhecimento, os vasos sanguíneos perdem a capacidade de distensão, aumentando a possibilidade de desenvolvimento de hipertensão (pressão alta).

Sal light e especiarias

O sal light possui um sabor mais suave que o comum, salgando menos os alimentos. No entanto, é fundamental que ele seja usado na mesma quantidades que o sal comum.

Ou seja, não podemos dobar a quantidade de sal light para salgar da mesma forma que o refinado. Se substituíssemos uma colher de sal tradicional por duas colheres de sal light teríamos o mesmo teor de cloreto de sódio, o que não faria nenhuma diferença na dieta.

Salzstreuer

Ao utilizá-lo, uma sugestão para complementar o tempero e deixar a comida mais saborosa, é utilizar ervas e especiarias, como salsa, coentro, páprica, pimenta, sumac ou orégano.

Contraindicações

O sal light é contraindicado apenas para pessoas com problemas renais. Embora o potássio não cause doenças nos rins, quem já possui alguma deficiência no funcionamento desses órgãos necessita de uma ingestão de potássio regulada.

Dificuldades no funcionamento dos rins levam ao acúmulo de potássio no organismo, que pode desencadear paralisias musculares ou problemas cardíacos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*