Melhores uísques de 2013

uisque-ardbeg-galileo

O título de melhor uísque do mundo está de volta às terras escocesas depois de ser entregue por dois anos consecutivos para destilarias japonesas. O Ardbeg Galileo, produzido pela Ardbeg, uma das oito destilarias da ilha de Islay, na Escócia, foi o campeão do World Whiskies Awards 2013, realizado pela revista Whisky Magazine.

O rótulo venceu a principal categoria do concurso e foi considerado o melhor Single Malt (entenda as diferenças dos uísques abaixo). O Galileo foi lançado para comemorar a parceria da Ardbeg com a empresa de pesquisa espacial NanoRacks LLC, instalada no Texas, nos Estados Unidos.

Em 2012, a destilaria mandou parte de sua produção para uma Estação Espacial Internacional, onde irá envelhecer por dois anos em tonéis de carvalho. O objetivo do experimento é encontrar novos sabores e aromas por meio da maturação a gravidade zero. O Ardbeg Galileo é, portanto, uma edição especial em comemoração ao início do experimento e não foi enviado ao espaço.

Uísques japoneses em destaque

Apesar de os escoceses terem ganhado a principal categoria do concurso, o Japão continua em destaque. De acordo com os jurados, os melhores uísques nas categorias Blended e Blended Malt são produzidos na terra do sol nascente. Os melhores uísques japoneses de 2013 são, respectivamente, o Hibiki 21 anos e o Mars Malt Maltage 3 Plus 25, 28 anos.

A revista inglesa Whisky Magazine (editada também em espanhol, grego, japonês e francês) realiza anualmente o concurso.  Os melhores uísques são escolhidos em uma degustação às cegas, quando os especialistas não podem ver os rótulo. Em 2013, mais de 300 produtores de vários países do mundo participaram da disputa.

world-whiskies-awards

World Whiskies Awards 2013

Ardbeg Galileo (Escócia)

Melhor Single Malt – produzido com cevada maltada e uma única destilaria

Hibiki 21 anos (Japão)

Melhor Blended –  mescla de um uísque Single Matl com outros feitos a base de grão que não seja a cevada

Mars Malt Maltage 3 Plus 25,28 anos (Japão)

Melhor Blended Malt – mistura de dois ou mais Single Malt de diferentes destilarias

George T. Stagg (Estados Unidos)

Melhor Bourbon – envelhecido em barris de carvalho virgens, produzido exclusivamente nos Estados Unidos

Bains Cape Mountain (África do Sul)

Melhor Grain (uísque de grãos) – destilado de grãos que não seja a cevada, como trigo, milho e centeio

Speyside Whisky Liqueur 40 anos (Escócia)

Melhor Licor de Uísque – licor à base de uísque, geralmente, com ervas e especiarias

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*